A pergunta trata de um dos textos mais complexos do livro do Ăxodo. Refere-se a um episĂłdio estranho e confuso. Começo dizendo que foram dadas muitas explicaçÔes deste fato.
Primeiro de tudo, vamos ver o contexto. Depois que Deus falou na Sarça ardente e lhe deu a missĂŁo de regressar em Egito para libertar os hebreus que eram escravos, MoisĂ©s começa a colocar em prĂĄtica a sua tarefa. PorĂ©m, durante a viagem, que faz junto com a esposa ZĂpora, uma madianita, e com seu filho, o Senhor encontra MoisĂ©s e tenta matĂĄ-lo. ZĂpora entĂŁo faz a circuncisĂŁo do filho e diz a frase que fale de âmarido de sangueâ e assim a ira do Senhor termina. Em seguida Deus coloca ao lado de MoisĂ©s o seu irmĂŁo AraĂŁo e os dois chegam ao Egito, onde começam as suas missĂ”es de libertar o povo hebreu do Egito.
Para abreviar e simplificar, sublinhamos dois aspectos problemĂĄticos na passagem:
1. a circuncisĂŁo;
2. a frase pronuciada por ZĂpora.
Quanto à circuncisão, do contexto deduzimos que o episódio faz com que Moisés possa regressar ao Egito, enquanto que antes havia algo que lhe impedia. Portanto se trata de algo essencial.
A explicação normalmente dada ao episĂłdio Ă© que na fronteirca com o Egito Deus fica irado com MoisĂ©s por que nĂŁo ele nĂŁo Ă© circuncidado. ZĂpora, entĂŁo, circuncide o filho e, colocando sobre MoisĂ©s o prepĂșcio cortado, faz com que MoisĂ©s seja considerado circuncidado. Seria, nesse caso, uma circuncisĂŁo âvigĂĄriaâ, pois MoisĂ©s Ă© adulto e nĂŁo poderia viajar para o Egito depois de ter feito a circuncição, pois deveria ficar em repouso.
PorĂ©m, um grande comentator judeu da BĂblia da Ă©poca medieval, Rashi, diz que Deus fica irado com MoisĂ©s por que ele nĂŁo circuncidou o filho. O mesmo afirma o Talmud (tratado Nedarim, 31a - 32a). A tradição exegĂ©tica judaica Ă© quase unĂąnime em atribuir o episĂłdio Ă ausĂȘncia da circuncisĂŁo de JĂ©rson, filho de MoisĂ©s e ZĂpora. No Tamud se diz que MoisĂ©s exitou em fazĂȘ-lo por que teria sido perigoso viajar logo em seguida, com a ferida (a situação de invalidez temporĂĄria depois da circuncisĂŁo Ă© exemplificada em Gn 34,25).
O Talmud traz tambĂ©m uma outra opiniĂŁo: SatanĂĄs (nĂŁo Deus, pois dizer que Deus mata Ă© problemĂĄtico) tentou matar JĂ©rson, nĂŁo MoisĂ©s, e o âmaridoâ seria exatamente ele, o filho. PorĂ©m nĂŁo existem evidĂȘncias bĂblicas para sustentar tal hipĂłtese.
Essas breves consideraçÔes nos dizem ao menos duas coisas:
1. que com a circuncisão estamos diante de alguma coisa de fundamental para a realização da missão de Moisés;
2. que existe a intenção de explicar uma pråtica comum naquela época.
Os pesquisadores nos indicam que em outras culturas existiam um rito di iniciação parecido, realizado com a presença de mulheres. O jovem Ă© levado atĂ© elas no deserto. O jovem entĂŁo tem um encontro com um âespĂrito perigosoâ, recebe uma missĂŁo e volta ao seu povo com uma ferida misteriosa. Com tal rito vem indicada a passagvem da adolescĂȘncia Ă idade adulta, um tipo de renascimento.
Particularmente para os hebreus, a circuncisĂŁo constitue um sinal permanente no homem da sua Aliança com Deus e, portanto, significa o momento da sua incorporação ao povo de Deus. Assim, admitindo que MoisĂ©s fosse circunciso (na BĂblia nĂŁo Ă© dito nada sobre uma circuncisĂŁo de MoisĂ©s, mas Ă© estranho pensar que nĂŁo tinha sido, considerando que quando a filha do faraĂł o encontra no rio Nilo, percebe logo que Ă© hebreu), provavelmente o seu filho nĂŁo era. MoisĂ©s, encarregado por Deus para libertar o povo do Egito, a ação fundamental da histĂłria do povo de Deus, sem a qual Israel nĂŁo existiria, tem uma parte, o filho, que nĂŁo Ă© circuncisa. Seria como que dizer: nĂŁo Ă© um hebreu! Nesse momento fundamental, Ă© importante ficar claro que os protagonistas pertencem de modo definitivo ao Deus de AbraĂŁo, de Isaac e de JacĂł.
Digamos, para resumir e concluir, que, deixando fora alguns elementos dĂșbios, Ă© claro que MoisĂ©s pode iniciar a realizar a missĂŁo que Deus lhe deu somente com um sinal que indica que nĂŁo Ă© simplismente o homem MoisĂ©s, prĂncipe do Egito, que por sua iniciativa vai libertar o seu povo. Ă, invĂ©s, o MoisĂ©s enviado por Deus por que Ă© Deus mesmo e somente Ele que, atravĂ©s do corpo do seu enviado, liberta o seu povo. O sinal Ă© tĂŁo necessĂĄrio que Ă© descrito como uma condição para que MoisĂ©s nĂŁo morra.
Quanto Ă quilo que fez ZĂpora, o problema Ă© ainda mais cheio de controvĂ©rsia. A tentativa de matar MoisĂ©s termina quando ela pronuncia a frase âĂ©s meu marido de sangueâ, uma frase que, como o nosso texto diz, Ă© tĂpica do rito de circuncisĂŁo.
Existem testemunhanças, por exemplo no Egito, que falam de uma circuncisĂŁo praticada como um ritual prĂ©-matrimonial, na puberdade, que fazia com que o jovem entrasse plenamente na vida sexual e que era realizada pelo sogro. E, na verdade, a palavra hebraica usada no versĂculo ao qual a sua pergunta faz referĂȘncia para indicar âmaridoâ pode ser traduzida tambĂ©m como sogro.
Desse modo, no sinal do sangue, o marido se tornava efetivamente marido.
Talvez estamos diante de um episĂłdio que pretende explicar a prĂĄtica da circuncisĂŁo em idade juvenil Ă quela praticada nas crianças. Com um fato estranho, porĂ©m: o ritual Ă© feito por ZĂpora. Isso acontece por que ela era a Ășnica capaz de realizar a circuncisĂŁo naquela ocasiĂŁo. AtravĂ©s disso ela restabelece a continuidade fĂsica de MoisĂ©s com o seu povo, interrompida por causa dos eventos que, na Ă©poca da sua infĂąncia, lhe salvaram da fĂșria homicĂdia do faraĂł.
Tendo presente esses elementos, tentamos resconstuir os fatos. MoisĂ©s, que recebeu a missĂŁo divina de ir ao Egito para salvar o povo, nĂŁo circuncide o filho, talvez para nĂŁo fazer uma viagem com uma criança ferida. Todavia nĂŁo pode realizar a sua missĂŁo sem que a sua uniĂŁo com o Deus de AbraĂŁo, Isaac e JacĂł seja manifestada com um sinal concreto, que Ă© a circuncisĂŁo. Tal situação lhe deixa em uma situação perigosa que lhe impede de prosseguir. ZĂpora, provavelmente a Ășnica capaz de fazer alguma coisa, realiza a circuncisĂŁo de acordo com o rito em uso naquele tempo e desse modo o impedimento de MoisĂ©s termina. Daquele momento em diante, MoisĂ©s, plenamente pertencente ao seu povo atravĂ©s da ligação especial com Deus, pode realizar a missĂŁo no nome do Deus de Israel. |