Abra qualquer nĂșmero de obras de referĂȘncia bĂblica usadas comumente e olhe para o verbete "SatanĂĄs". VocĂȘ encontrarĂĄ, provavelmente, uma histĂłria familiar. Eu cito, como tĂpico, o Complete Bible Handbook (Manual Completo da BĂblia), de L. O. Richards:
"O Velho Testamento indica que SatanĂĄs foi criado por Deus como um anjo governante chamado LĂșcifer, com grandes poderes. Mas o orgulho levou LĂșcifer a se rebelar contra Deus (conforme IsaĂas 14:12-14; Ezequiel 28:12-15). Torcido agora pelo pecado, LĂșcifer Ă© transformado em SatanĂĄs, que quer dizer `inimigoÂŽ ou `adversĂĄrioÂŽ ...SatanĂĄs Ă© um poderoso anjo decaĂdo, intensamente hostil a Deus e antagonista do povo de Deus." (pĂĄginas 245, 801).
Pergunte Ă maioria das pessoas que crĂȘem na BĂblia de onde veio SatanĂĄs e nove entre dez lhe darĂŁo uma versĂŁo da histĂłria citada acima. A idĂ©ia de que SatanĂĄs Ă© um anjo decaĂdo a quem Deus expulsou do cĂ©u e que caiu na terra Ă© tĂŁo espalhada que muitas pessoas acreditam que a BĂblia a ensina.
Pode surpreendĂȘ-lo descobrir que a BĂblia nĂŁo ensina tal coisa. Ă certo que hĂĄ passagens na BĂblia que falam de seres caindo do cĂ©u, mas nĂŁo sĂŁo sobre SatanĂĄs e usam linguagem figurativa. Somente por uma leitura descuidada destes textos pode alguĂ©m chegar Ă histĂłria popular relativa Ă origem de SatanĂĄs. Examinemos as passagens bĂblicas relevantes, no contexto.
Quem Ă© SatanĂĄs?
Onome "SatanĂĄs" Ă© uma transliteração do hebraico satan, indicando um acusador no sentido legal, um queixoso que tem uma acusação a apresentar. Em Zacarias 3:1 lemos "Deus me mostrou o sumo sacerdote JosuĂ©, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e SatanĂĄs estava Ă mĂŁo direita dele, para se lhe opor." Numa palavra, SatanĂĄs se opĂ”e a nĂłs, trabalha contra nĂłs, ou "nos persegue", na tentativa de nos derrotar espiritual e moralmente. Jesus chamou-o homicida e mentiroso, em JoĂŁo 8:44. Em Apocalipse 12:9, JoĂŁo retrata SatanĂĄs como um grande dragĂŁo, uma representação que ressalta sua terrĂvel natureza. Esse mesmo versĂculo identifica-o como a serpente (uma referĂȘncia a GĂȘnesis 3) e como o diabo, que Ă© outro nome bĂblico comum para ele. Talvez 1 Pedro 5:8 nos diga o que mais precisamos saber a respeito dele: "O diabo, vosso adversĂĄrio, anda em derredor, como leĂŁo que ruge procurando alguĂ©m para devorar".
A ĂȘnfase bĂblica estĂĄ no que SatanĂĄs Ă© em relação conosco (um inimigo). Algumas pessoas, contudo, pensam que certos textos bĂblicos vĂŁo mais alĂ©m e nos dizem como SatanĂĄs veio a se tornar assim. Examinemos estes textos cuidadosamente.
IsaĂas 14:12-14
Esta passagem diz: "Como caĂste do cĂ©u, Ăł estrela da manhĂŁ, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as naçÔes! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao cĂ©u; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao AltĂssimo." VocĂȘ notarĂĄ imediatamente que esta passagem nĂŁo menciona SatanĂĄs por nenhum de seus nomes bĂblicos comuns. Pode-se extrair deste texto uma teoria da origem de SatanĂĄs somente assumindo que esta passagem descreve-o, e ignorando o contexto desta passagem na mensagem de IsaĂas.
IsaĂas nĂŁo estava discutindo SatanĂĄs em IsaĂas 14, nem a origem de SatanĂĄs de modo nenhum faz parte desta mensagem do profeta. Se dissermos que este texto Ă© sobre a origem de SatanĂĄs, isso simplesmente torna sem sentido o contexto mais amplo. IsaĂas profetizou durante os reinados dos reis hebreus Uzias, JotĂŁo, Acaz, e Ezequias (IsaĂas 1:1). Seu ministĂ©rio abrangeu (aproximadamente) os anos 750 - 686 a.C., uns 65 anos, no mĂĄximo. Este foi um tempo quando o povo de Deus tinha se tornado corrompido pela idolatria. Deus enviou IsaĂas para pregar o arrependimento ao seu povo e para adverti-lo de que um fracasso em voltar-se da idolatria significaria desastre em escala nacional. IsaĂas pregou a ambos os reinos de Israel e JudĂĄ, cumprindo sua missĂŁo dizendo aos povos desses reinos que eles sofreriam terrivelmente se recusassem arrepender-se. IsaĂas 10:5-6 resume a mensagem ao reino do norte. HĂĄ linguagem semelhante (13:3-6) reservada para o reino do sul, o reino contra o qual Deus enviaria os babilĂŽnios.
A mensagem de IsaĂas nĂŁo era completamente de desĂąnimo e condenação. Os assĂrios e os babilĂŽnios, ele pregou, eram simplesmente instrumentos que Deus usaria para punir o seu povo. Uma vez que Deus tivesse usado essas naçÔes para seus propĂłsitos, Ele se voltaria e aplicaria seu julgamento sobre eles, pela impiedade deles prĂłprios. Ă uma mensagem da soberania de Deus em ação que causa reverĂȘncia e temor nos ouvintes. A BabilĂŽnia cairia, e depois disso Deus renovaria e reuniria seu povo e lhes daria uma gloriosa e nova existĂȘncia. IsaĂas 14 Ă© sobre a queda do impĂ©rio babilĂŽnico. IsaĂas diz aos habitantes do reino sulista de JudĂĄ que, depois que eles tivessem sofrido o castigo, viria o dia quando eles poderiam ver a queda de seu opressor e escarnecer de BabilĂŽnia do modo como esta tinha escarnecido de JudĂĄ. Veja os versĂculos 4 e seguintes. Isto Ă© sobre BabilĂŽnia.
Ora, porque IsaĂas começaria o capĂtulo falando sobre a queda de BabilĂŽnia, interromperia com uma descrição da origem de SatanĂĄs, e entĂŁo recomeçaria a falar sobre a queda de BabilĂŽnia? Simplesmente nĂŁo faz qualquer sentido aqui no contexto ver 14:12-14 como sendo sobre a origem de SatanĂĄs. O fato Ă© que IsaĂas estava descrevendo para povo de JudĂĄ o que eles estariam dizendo quando zombassem do rei de BabilĂŽnia que tinha sido rebaixado e decaĂdo do poder (versĂculo 4). As mesas virariam, e IsaĂas estĂĄ descrevendo a ironia de tudo isso. AtĂ© mesmo a leitura corrida da passagem revela que a linguagem aqui Ă© poĂ©tica e figurativa, e temos que tratĂĄ-la de acordo. "CĂ©u" no versĂculo 12 Ă© linguagem figurativa para o que Ă© alto e exaltado, e IsaĂas estĂĄ aqui descrevendo a alta consideração em que o rei de BabilĂŽnia era tido. O profeta descreve sua queda do poder figurativamente, como uma queda do cĂ©u. EntĂŁo ele chama o rei de BabilĂŽnia, tambĂ©m usando linguagem figurada, a "estrela da manhĂŁ". Na sua glĂłria, durante algm tempo, o soberano de BabilĂŽnia era como uma estrela brilhante no cĂ©u. Contudo, seu reinado e seu poder cairiam, e, mantendo as imagens, IsaĂas pinta sua extinção como uma estrela cadente.
Parte da incompreensĂŁo popular desta passagem resulta do aparecimento da palavra "LĂșcifer" em algumas versĂ”es do versĂculo 12. A palavra hebraica em questĂŁo aqui Ă© helel, que significa "estrela da manhĂŁ" e nĂŁo tem nenhuma ligação com SatanĂĄs. "LĂșcifer" Ă© uma velha palavra latina que originalmente significava "portador da luz" e era o nome do planeta VĂȘnus sempre que aparecia no cĂ©u matinal. Na Ă©poca que esta palavra foi usada nas traduçÔes deste versĂculo, "LĂșcifer" nĂŁo significava SatanĂĄs. Infelizmente, para muitas pessoas, hoje em dia, LĂșcifer Ă© o nome de SatanĂĄs (porque IsaĂas 14:12-14 Ă© aceito como sendo sobre SatanĂĄs!). NĂŁo Ă© porque os tradutores erraram, mas porque pessoas de tempos posteriores, ou esqueceram o que LĂșcifer significava ou concluĂram erradamente que era o nome de SatanĂĄs, ou ambos.
IsaĂas 14:13 recita a jactĂąncia arrogante do rei babilĂŽnico. Certa vez ele pensou que era o maior do mundo, que tinha poder e autoridade igual Ă do prĂłprio Deus. Uma das caracterĂsticas do retrato profĂ©tico de BabilĂŽnia Ă© seu grande orgulho. Contudo, Deus rebaixaria seu rei ao mais baixo nĂvel imaginĂĄvel para a mente hebraica: o Sheol, o reino dos mortos (versĂculo 15). Os versĂculos 9-11 descrevem como os habitantes do Sheol ficariam surpresos porque alguĂ©m que pensava ser tĂŁo "alto" estava agora entre eles, num lugar tĂŁo "baixo". O ponto Ă© que o rei babilĂŽnico foi do extremo da exaltação mundana para a extrema humilhação, e isto era um feito de Deus, o julgamento de Deus. A coisa toda Ă© um quadro, uma imagem, e nĂŁo uma narrativa histĂłrica literal. A ĂȘnfase estĂĄ no contraste entre as condiçÔes do soberano babilĂŽnico "antes" e "depois". As pessoas, entĂŁo, olhariam para o fracasso do rei babilĂŽnico e perguntariam: "Ă este o homem que fazia a terra tremer, que sacudia reinos, que fazia do mundo um deserto, derrubava suas cidades, que nĂŁo permitia aos seus prisioneiros voltar para casa?" (versĂculos 16-17).
VocĂȘ vĂȘ, entĂŁo, que quando examinamos IsaĂas 14:12-14 em seu contexto, ele nĂŁo nos diz nada sobre a origem de SatanĂĄs. Ă uma descrição figurativa da queda do rei de BabilĂŽnia.
Ezequiel 28:12-16
Outra suposta passagem sobre a origem de SatanĂĄs Ă© Ezequiel 28:12-16, onde se lĂȘ: "... Assim diz o SENHOR Deus: Tu Ă©s o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Estavas no Ăden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sĂĄrdio, o topĂĄzio, o diamante, o berilo, o ĂŽnix, o jaspe, a safira, o carbĂșnculo e a esmeralda; de ouro se fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado atĂ© que se achou iniqĂŒidade em ti. Na multiplicação do teu comĂ©rcio, se encheu o teu interior de violĂȘncia, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, Ăł querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras."
A referĂȘncia ao Ăden Ă©, para muitos, um indicador seguro de que esta passagem tem que ser sobre a origem de SatanĂĄs. NĂŁo importa que SatanĂĄs jĂĄ fosse o inimigo do homem no Ăden! Mas, novamente, Ă© somente aceitando que esta passagem Ă© sobre SatanĂĄs (a prĂłpria coisa que precisa ser provada) que podemos lĂȘ-la desse modo. O contexto aqui argumenta em outra direção.
As palavras de Ezequiel aqui dizem respeito ao rei de Tiro. Os versĂculos 1 e 11 tornam isto claro. O capĂtulo 27 Ă© sobre a queda da nação, e o capĂtulo 28 Ă© especialmente sobre a queda do rei dessa nação. Prestar um pouco de atenção ao contexto esclarece muito! Exatamente como na passagem de IsaĂas, tomar as palavras do profeta como descritivas de SatanĂĄs e sua "queda" Ă© fazer deste capĂtulo um completo contra-senso.
Aqui a mensagem estĂĄ em duas partes, mas cada uma delas apresenta a mesma mensagem. Os versĂculos 1-10 descrevem o rei de Tiro do ponto de vista de Deus. Como o rei de BabilĂŽnia, o rei de Tiro era orgulhoso, arrogante e jactancioso. Ele se achava divino, e assim declarava ter uma glĂłria que nĂŁo lhe pertencia (versĂculos 2,6,9). O profeta descreve sarcasticamente a grandeza do monarca nos versĂculos 3-5. Pela sua arrogĂąncia, o orgulhoso rei colherĂĄ o julgamento de Deus. O julgamento sobre ele Ă© que Deus o abaterĂĄ (versĂculos 7-10). Os versĂculos 11-19 repetem esta mensagem. O retrato sarcĂĄstico que o profeta faz do rei reaparece nos versĂculos 12-16. O aumento no nĂvel de imagens e figuras na linguagem aumenta o sarcasmo. O rei pensava de si mesmo em termos absolutamente altos, mas para Deus isto era pura loucura. A referĂȘncia ao Ăden no versĂculo 13 nĂŁo Ă© literal, mas significa que o rei imaginava-se privilegiado acima de todos os outros. Ele pensava que era especial, como querubim ungido de Deus ou como algĂ©m que vivesse na prĂłpria montanha de Deus (versĂculo 14). Ele se retratava nos termos mais gloriosos. Pela sua arrogĂąncia, Deus o julgaria severamente (versĂculos 16-19). Novamente, portanto, quando lemos esta passagem no seu contexto, vemos que nĂŁo tem nada a ver com a origem de SatanĂĄs.
Lucas 10:18
Em Lucas 10:18, Jesus diz: "Eu via SatanĂĄs caindo do cĂ©u como um relĂąmpago." Aqueles que pensam que SatanĂĄs Ă© um anjo rebelde decaĂdo acreditam que este versĂculo estabelece o assunto convincentemente. Contudo, de novo, precisamos olhar para esta afirmação no seu contexto.
Em Lucas 10:1 e seguintes, Jesus tinha enviado setenta discĂpulos numa missĂŁo de pregação. Realmente, era mais do que apenas uma missĂŁo de pregação, pois Jesus tambĂ©m os enviou para curar e expulsar demĂŽnios (versĂculos 9,17). Ă importante entender exatamente o que estes setenta discĂpulos cumpriram e o que o prĂłprio Jesus cumpriu em seu ministĂ©rio. Enquanto Jesus estava nesta terra, ele guerreou contra o reino de SatanĂĄs. Antes que Jesus pudesse estabelecer seu reino (o reino de Deus), ele tinha que invadir o territĂłrio do inimigo, vencĂȘ-lo e tornar o inimigo (SatanĂĄs) impotente e fraco. Isto ele fez pregando o evangelho e demonstrando visivelmente seu poder. As curas miraculosas, e especialmente a expulsĂŁo de demĂŽnios, nĂŁo eram atos casuais de bondade; elas eram em vez disso assaltos diretos sobre o reino de SatanĂĄs. Proclamando a "libertação dos cativos" no evangelho (veja Lucas 4:18), Jesus estava proclamando a derrota de SatanĂĄs e do pecado. Jesus veio libertar o homem do domĂnio de SatanĂĄs, um domĂnio esumido em pecado e morte.
Ă no contexto desta guerra espiritual que temos que entender os milagres associados com o ministĂ©rio de Jesus e, mais tarde, dos apĂłstolos. Os milagres associados eram fĂsicos, demonstraçÔes visĂveis, exemplos, ilustraçÔes do que Jesus pode fazer pelos homens espiritualmente. Em nenhum lugar isto fica mais claro do que na expulsĂŁo de demĂŽnios. A possessĂŁo por demĂŽnios era uma manifestação Ăłbvia do domĂnio de SatanĂĄs sobre pessoas. Que maior domĂnio sobre uma pessoa SatanĂĄs poderia ter do que invadir seu corpo, atravĂ©s de um demĂŽnio, e comandar seus atos? Quando Jesus expulsava demĂŽnios ele estava libertando pessoas da garra de SatanĂĄs, Ele estava destruindo o domĂnio do Maligno sobre elas. Era uma demonstração especialmente clara, ao nĂvel fĂsico, do poder do evangelho, e era uma ilustração de como Jesus podia libertar os homens do reino de SatanĂĄs e pĂŽ-los sob o reino de Deus.
O mesmo Ă© verdade tambĂ©m quanto Ă s curas milagrosas de Cristo. Doença e morte eram manifestaçÔes do poder de SatanĂĄs sobre o homem. Curando os doentes, Jesus estava livrando pessoas do poder de morte exercido por SatanĂĄs, assim vencendo-o. Observe o que Jesus disse sobre a mulher que tinha uma doença causada por um espĂrito em Lucas 13:16: "... esta filha de AbraĂŁo, a quem SatanĂĄs trazia presa hĂĄ dezoito anos" nĂŁo deveria ela ter sido libertada, no sĂĄbado? Jesus estava demonstrando, em suas curas milagrosas, seu poder sobre SatanĂĄs, seu poder para livrar os homens do domĂnio de SatanĂĄs. A cura era uma ilustração do que Jesus pode fazer por nĂłs espiritualmente, atravĂ©s do seu evangelho. Assim, nĂŁo Ă© coincidĂȘncia que Mateus ligue as atividades de pregar o evangelho e a cura dos doentes em Mateus 4:23: "Percorria Jesus toda a GalilĂ©ia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda a sorte de doenças e enfermidades entre o povo." Estas duas atividades iam juntas muito naturalmente.
Quando os setenta discĂpulos retornaram, relataram seu grande sucesso a Jesus. regozijando porque "... os prĂłprios demĂŽnios se nos submetem pelo teu nome!" (Lucas 10:17). Jesus os havia enviado como um exĂ©rcito para invadir o territĂłrio de SatanĂĄs e guerrear. Sua campanha tinha tido um tremendo sucesso. SatanĂĄs sofreu uma derrota com cada demĂŽnio que eles expulsaram. Jesus respondeu com um reconhecimento: "Ele lhes disse: Eu via a SatanĂĄs caindo do cĂ©u como um relĂąmpago. Eis aĂ vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiĂ”es, e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causarĂĄ dano". (versĂculos 18-19). Observe a menção de Jesus a "... sobre todo o poder do inimigo". SatanĂĄs estava sendo derrotado no ministĂ©rio de Jesus. Os setenta discĂpulos tinham compartilhado esse ministĂ©rio, e isso culminaria na maior vitĂłria sobre SatanĂĄs: a morte e a ressurreição de Cristo que decisivamente derrotaram o poder de SatanĂĄs de pecado e morte, respectivamente. Assim, quando Jesus diz: "... eu via a SatanĂĄs caindo do cĂ©u como um relĂąmpago", ele estava descrevendo quĂŁo grandemente seu ministĂ©rio estava derrotando o poder de SatanĂĄs sobre os homens. O poder de SatanĂĄs nĂŁo mais seria incontestĂĄvel e absoluto. Em sua obra, Cristo estava destruĂndo o aparentemente invencĂvel poder do pecado e da morte. Em linguagem que relembra IsaĂas 14:12-14, Jesus compara o poder anterior de SatanĂĄs a uma estrela, e essa estrela agora caiu. Apocalipse 9:12 e Mateus 24:29 tambĂ©m usam a imagem de uma estrela cadente para descrever a derrota do poder.
Portanto, novamente, o texto que alegamente prova a origem do diabo não é sobre a origem de Satanås de modo nenhum. à somente introduzindo tal idéia no texto que ele pode prestar algum serviço a tal doutrina.
Apocalipse 12:7-9
Talvez a passagem mais popular quando se fala sobre a origem de Satanås seja esta, Apocalipse 12:7-9. Ela diz: "Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e os seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanås, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos".
Quem quer que alguma vez tenha olhado para o Apocalipse de JoĂŁo sabe que nele abundam estranhos sĂmbolos. Ă somente pela violĂȘncia de tratar a linguagem simbĂłlica literalmente, e por ignorar o contexto, que podemos tirar uma histĂłria da origem de SatanĂĄs deste texto.
Apocalipse 12 Ă© uma descrição simbĂłlica das circunstĂąncias espirituais que causaram e conduziram Ă perseguição que os leitores de JoĂŁo enfrentaram. JoĂŁo escreveu o Apocalipse para dar aos seus primeiros leitores uma visĂŁo de seu sofrimento, para vĂȘ-la num contexto mais amplo. Eles foram apanhados numa tremenda luta entre Deus e SatanĂĄs. O diabo estava tentando destruir a igreja, usando Roma como seu agente. JoĂŁo, assim, estava dando aos seus leitores uma perspectiva de sua situação que poderia ajudĂĄ-los a suportĂĄ-la. Como uma descrição simbĂłlica e figurativa nĂŁo devemos, certamente, lĂȘ-la literalmente, nem devemos tratĂĄ-la como alguma espĂ©cie de narrativa cronolĂłgica e histĂłrica do que tinha acontecido.
Apocalipse 12 Ă© admitida como uma passagem difĂcil, mas os estudantes que vĂȘem o livro do ponto de vista de seu contexto histĂłrico geralmente concordam que ele Ă© sobre a vitĂłria do povo de Deus e a derrota de seu inimigo, SatanĂĄs. A primeira parte do capĂtulo (versĂculos 1-6) apresenta diante de nĂłs uma histĂłria de nascimento de uma criança do sexo masculino que se torna o dominador das naçÔes. Esta imagem representa Cristo (a alusĂŁo ao Salmo messiĂąnico, Salmo 2, em Apocalipse 12:5 confirma isto). Contudo, um grande dragĂŁo (SatanĂĄs) imediatamente desafia seu aparecimento. O aparecimento de Jesus desencadeia uma grande guerra espiritual (versĂculo 7). O domĂnio de SatanĂĄs sobre a situação humana tinha, atĂ© agora, ficado indisputado. Quando Cristo aparece, o poder de SatanĂĄs sobre o homem Ă© efetivamente destruĂdo, e SatanĂĄs sofre uma derrota esmagadora (versĂculo 9). A histĂłria bĂĄsica que JoĂŁo apresenta aqui nos versĂculos 7 e seguintes Ă© que SatanĂĄs perdeu sua tentativa de ganhar domĂnio sobre a humanidade. Ee e suas forças nĂŁo sĂŁo adversĂĄrios para Deus e suas forças. Ele nĂŁo pode derrotar Deus e seu Filho. Numa grande destruição, SatanĂĄs Ă© lançado abaixo, simbolizando sua ruĂna.
Que SatanĂĄs tenha sido atirado Ă terra Ă©, eu penso, significativo. Ă uma mudança na frente de batalha. Desde que SatanĂĄs nĂŁo pĂŽde derrotar Deus no reino espiritual, ele entĂŁo volta sua atenção para o reino fĂsico, onde ele espera ser vitorioso. Ă a mesma batalha pelo domĂnio espiritual sobre o homem, mas agora Ă© uma batalha espiritual travada na terra. Agora, em vez de tentar destruir o Filho de Deus (tentativa que fracassou), ele tenta destruir o povo de Deus que vive na terra. SatanĂĄs inunda a terra com suas mentiras, enganos, tentaçÔes, etc., em seu esforço para destruir o povo de Deus, mas isto tambĂ©m fracassa (versĂculos 11,17).
Apocalipse 12:7-9 é sobre como Satanås recebeu uma derrota esmagadora pelo aparecimento e obra de Jesus. João escreveu isto para encorajar seus leitores que estavam sofrendo por causa do ataque de Satanås através de um poder mundial perverso, Roma. Eles poderiam suportar se soubessem que a vitória era deles. Conhecer a origem de Satanås não teria feito nada para encorajå-los a perseverar sob provaçÔes severas.
EntĂŁo, donde veio SatanĂĄs?
Se nenhuma das passagens que sĂŁo comumente citadas como relatos da origem de SatanĂĄs sĂŁo realmente sobre sua origem, entĂŁo donde ele veio? Bem, nĂŁo estou certo de que a BĂblia revela a resposta para nĂłs exatamente. Podemos ter uma curiosidade sobre o assunto, mas temos que nĂŁo permitir que tal curiosidade nos instigue a encontrar respostas que ali nĂŁo se encontrem.
O melhor que podemos fazer, eu penso, Ă© inferir umas poucas coisas sobre SatanĂĄs. Primeiro, somente Deus (o AltĂssimo) Ă© incriado. Tudo o mais e todos no universo sĂŁo criados. Portanto, SatanĂĄs Ă© um ser criado. A BĂblia, em nenhum lugar diz que ele Ă© um ser eterno como Deus. Segundo, a BĂblia atribui onipotĂȘncia somente a Deus (o Soberano). Portanto, SatanĂĄs nĂŁo Ă© um ser onipotente. Ainda que ele tenha grandes poderes, Deus limita seu uso deles (conforme 1 CorĂntios 10:13; JĂł 1-2).
Terceiro, hĂĄ seres que foram feitos e que existem acima do nĂvel humano. Podemos chamĂĄ-los seres espirituais por falta de um termo melhor. Entre estes seres espirituais estĂŁo os anjos, mas estes aparentemente nĂŁo sĂŁo os Ășnicos tipos de seres espirituais (conforme EfĂ©sios 6:12; Apocalipse 4-5). A respeito desta ordem de seres, conhecemos mais sobre anjos do que quaisquer outros. O quadro que obtemos pela palavra de Deus Ă© que seres espirituais sĂŁo muito mais interessados em negĂłcios da terra e, Ă s vezes, estĂŁo envolvidos neles. Por exemplo, anjos mediaram a Lei de MoisĂ©s (GĂĄlatas 3:19), anjos anunciaram a ressurreição de Cristo (Mateus 28:5), e anjos desejaram ver o cumprimento do plano de Deus de salvação (1 Pedro 1:12). Embora isso possa ser uma especulação, tambĂ©m parece que seres espirituais, conquanto sejam criados, nĂŁo obstante nĂŁo sĂŁo ligados em sua existĂȘncia Ă s limitaçÔes de tempo ou idade.
A BĂblia em lugar nenhum identifica SatanĂĄs como um ser humano. Ele Ă©, obviamente, um dos seres espirituais sobre os quais lemos na BĂblia. Isto nĂŁo quer dizer que SatanĂĄs seja um anjo. De fato, teria sido muito fĂĄcil, em qualquer dos contextos e para qualquer dos escritores, dizer que SatanĂĄs era um anjo, mas eles nunca o disseram. Ele Ă©, nĂŁo obstante, um ser espiritual e a BĂblia o descreve como, entre outras coisas, "o prĂncipe da potestade do ar" (EfĂ©sios 2:2). Vemos SatanĂĄs, pela primeira vez, no Jardim do Ăden (GĂȘnesis 3), justo no começo da histĂłria humana, e ele tem existido continuamente desde entĂŁo.
Quinto, seres espirituais, como seres humanos, tĂȘm livre arbĂtrio. Judas descreve o castigo dos anjos rebeldes no versĂculo 6 de sua epĂstola, e Pedro fala de anjos pecando em 2 Pedro 2:4. Portanto, SatanĂĄs se opĂ”e a Deus porque ele decide fazĂȘ-lo. Deus certamente nĂŁo o criou para o mal ou como um ser mau, pois a BĂblia nos diz claramente que nĂŁo hĂĄ mal associado com Deus (Tiago 1:13; 1 JoĂŁo 1:5).
Parece que o mĂĄximo que poderĂamos dizer sobre a origem de SatanĂĄs Ă© que ele Ă© um ser criado, mas espiritual, que decidiu opor-se a Deus, e que ele recruta outros seres espirituais e seres humanos em seus esforços. Mais do que isto Ă© sĂł especulação.
ConclusĂŁo
Num sentido muito significativo, nĂŁo importa de onde SatanĂĄs veio. A ĂȘnfase na BĂblia cai, em vez no que ele faz. NĂŁo Ă© como ele veio a existir que preocupa. Ă o fato que ele existe que nos preocupa. Ele continua a trabalhar contra nĂłs em sua tentativa de dominar a humanidade, e para nĂłs Jesus deixou a continuação da guerra. "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta nĂŁo Ă© contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiĂ”es celestes" (EfĂ©sios 6:10-12).
- por David McClister