GOSTARIA DE ENTENDER ĂXODO 4,24, QUANDO SE DIZ:"NUMA HOSPEDARIA AO LONGO DO CAMINHO, O SENHOR FOI AO ENCONTRO DE MOISĂS E PROCUROU MATĂ-LO. MAS ZĂPORA PEGOU UMA PEDRA AFIADA, CORTOU O PREPĂCIO DE SEU FILHO E TOCOU OS PĂS DE MOISĂS. E DISSE: "VOCĂ Ă PARA MIM UM MARIDO DE SANGUE!..." O QUE ELA QUIS DIZER COM MARIDO DE SANGUE? | ||||||||||||||
Lista das respostas | ||||||||||||||
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A pergunta trata de um dos textos mais complexos do livro do Ăxodo. Refere-se a um episĂłdio estranho e confuso. Começo dizendo que foram dadas muitas explicaçÔes deste fato. Primeiro de tudo, vamos ver o contexto. Depois que Deus falou na Sarça ardente e lhe deu a missĂŁo de regressar em Egito para libertar os hebreus que eram escravos, MoisĂ©s começa a colocar em prĂĄtica a sua tarefa. PorĂ©m, durante a viagem, que faz junto com a esposa ZĂpora, uma madianita, e com seu filho, o Senhor encontra MoisĂ©s e tenta matĂĄ-lo. ZĂpora entĂŁo faz a circuncisĂŁo do filho e diz a frase que fale de âmarido de sangueâ e assim a ira do Senhor termina. Em seguida Deus coloca ao lado de MoisĂ©s o seu irmĂŁo AraĂŁo e os dois chegam ao Egito, onde começam as suas missĂ”es de libertar o povo hebreu do Egito. Para abreviar e simplificar, sublinhamos dois aspectos problemĂĄticos na passagem: 1. a circuncisĂŁo; 2. a frase pronuciada por ZĂpora. Quanto Ă circuncisĂŁo, do contexto deduzimos que o episĂłdio faz com que MoisĂ©s possa regressar ao Egito, enquanto que antes havia algo que lhe impedia. Portanto se trata de algo essencial. A explicação normalmente dada ao episĂłdio Ă© que na fronteirca com o Egito Deus fica irado com MoisĂ©s por que nĂŁo ele nĂŁo Ă© circuncidado. ZĂpora, entĂŁo, circuncide o filho e, colocando sobre MoisĂ©s o prepĂșcio cortado, faz com que MoisĂ©s seja considerado circuncidado. Seria, nesse caso, uma circuncisĂŁo âvigĂĄriaâ, pois MoisĂ©s Ă© adulto e nĂŁo poderia viajar para o Egito depois de ter feito a circuncição, pois deveria ficar em repouso. PorĂ©m, um grande comentator judeu da BĂblia da Ă©poca medieval, Rashi, diz que Deus fica irado com MoisĂ©s por que ele nĂŁo circuncidou o filho. O mesmo afirma o Talmud (tratado Nedarim, 31a - 32a). A tradição exegĂ©tica judaica Ă© quase unĂąnime em atribuir o episĂłdio Ă ausĂȘncia da circuncisĂŁo de JĂ©rson, filho de MoisĂ©s e ZĂpora. No Tamud se diz que MoisĂ©s exitou em fazĂȘ-lo por que teria sido perigoso viajar logo em seguida, com a ferida (a situação de invalidez temporĂĄria depois da circuncisĂŁo Ă© exemplificada em Gn 34,25). O Talmud traz tambĂ©m uma outra opiniĂŁo: SatanĂĄs (nĂŁo Deus, pois dizer que Deus mata Ă© problemĂĄtico) tentou matar JĂ©rson, nĂŁo MoisĂ©s, e o âmaridoâ seria exatamente ele, o filho. PorĂ©m nĂŁo existem evidĂȘncias bĂblicas para sustentar tal hipĂłtese. Essas breves consideraçÔes nos dizem ao menos duas coisas: 1. que com a circuncisĂŁo estamos diante de alguma coisa de fundamental para a realização da missĂŁo de MoisĂ©s; 2. que existe a intenção de explicar uma prĂĄtica comum naquela Ă©poca. Os pesquisadores nos indicam que em outras culturas existiam um rito di iniciação parecido, realizado com a presença de mulheres. O jovem Ă© levado atĂ© elas no deserto. O jovem entĂŁo tem um encontro com um âespĂrito perigosoâ, recebe uma missĂŁo e volta ao seu povo com uma ferida misteriosa. Com tal rito vem indicada a passagvem da adolescĂȘncia Ă idade adulta, um tipo de renascimento. Particularmente para os hebreus, a circuncisĂŁo constitue um sinal permanente no homem da sua Aliança com Deus e, portanto, significa o momento da sua incorporação ao povo de Deus. Assim, admitindo que MoisĂ©s fosse circunciso (na BĂblia nĂŁo Ă© dito nada sobre uma circuncisĂŁo de MoisĂ©s, mas Ă© estranho pensar que nĂŁo tinha sido, considerando que quando a filha do faraĂł o encontra no rio Nilo, percebe logo que Ă© hebreu), provavelmente o seu filho nĂŁo era. MoisĂ©s, encarregado por Deus para libertar o povo do Egito, a ação fundamental da histĂłria do povo de Deus, sem a qual Israel nĂŁo existiria, tem uma parte, o filho, que nĂŁo Ă© circuncisa. Seria como que dizer: nĂŁo Ă© um hebreu! Nesse momento fundamental, Ă© importante ficar claro que os protagonistas pertencem de modo definitivo ao Deus de AbraĂŁo, de Isaac e de JacĂł. Digamos, para resumir e concluir, que, deixando fora alguns elementos dĂșbios, Ă© claro que MoisĂ©s pode iniciar a realizar a missĂŁo que Deus lhe deu somente com um sinal que indica que nĂŁo Ă© simplismente o homem MoisĂ©s, prĂncipe do Egito, que por sua iniciativa vai libertar o seu povo. Ă, invĂ©s, o MoisĂ©s enviado por Deus por que Ă© Deus mesmo e somente Ele que, atravĂ©s do corpo do seu enviado, liberta o seu povo. O sinal Ă© tĂŁo necessĂĄrio que Ă© descrito como uma condição para que MoisĂ©s nĂŁo morra. Quanto Ă quilo que fez ZĂpora, o problema Ă© ainda mais cheio de controvĂ©rsia. A tentativa de matar MoisĂ©s termina quando ela pronuncia a frase âĂ©s meu marido de sangueâ, uma frase que, como o nosso texto diz, Ă© tĂpica do rito de circuncisĂŁo. Existem testemunhanças, por exemplo no Egito, que falam de uma circuncisĂŁo praticada como um ritual prĂ©-matrimonial, na puberdade, que fazia com que o jovem entrasse plenamente na vida sexual e que era realizada pelo sogro. E, na verdade, a palavra hebraica usada no versĂculo ao qual a sua pergunta faz referĂȘncia para indicar âmaridoâ pode ser traduzida tambĂ©m como sogro. Desse modo, no sinal do sangue, o marido se tornava efetivamente marido. Talvez estamos diante de um episĂłdio que pretende explicar a prĂĄtica da circuncisĂŁo em idade juvenil Ă quela praticada nas crianças. Com um fato estranho, porĂ©m: o ritual Ă© feito por ZĂpora. Isso acontece por que ela era a Ășnica capaz de realizar a circuncisĂŁo naquela ocasiĂŁo. AtravĂ©s disso ela restabelece a continuidade fĂsica de MoisĂ©s com o seu povo, interrompida por causa dos eventos que, na Ă©poca da sua infĂąncia, lhe salvaram da fĂșria homicĂdia do faraĂł. Tendo presente esses elementos, tentamos resconstuir os fatos. MoisĂ©s, que recebeu a missĂŁo divina de ir ao Egito para salvar o povo, nĂŁo circuncide o filho, talvez para nĂŁo fazer uma viagem com uma criança ferida. Todavia nĂŁo pode realizar a sua missĂŁo sem que a sua uniĂŁo com o Deus de AbraĂŁo, Isaac e JacĂł seja manifestada com um sinal concreto, que Ă© a circuncisĂŁo. Tal situação lhe deixa em uma situação perigosa que lhe impede de prosseguir. ZĂpora, provavelmente a Ășnica capaz de fazer alguma coisa, realiza a circuncisĂŁo de acordo com o rito em uso naquele tempo e desse modo o impedimento de MoisĂ©s termina. Daquele momento em diante, MoisĂ©s, plenamente pertencente ao seu povo atravĂ©s da ligação especial com Deus, pode realizar a missĂŁo no nome do Deus de Israel. | ||||||||||||||
COMENTĂRIOS | ||||||||||||||
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Se levarmos em consideração que o ĂȘxodo foi escrito em Ă©poca bem posterior ao acontecido e que o ritual tido como essencial, NĂO foi citado pela "Sarça", teremos mais problemas... | ||||||||||||||
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Naquela Ă©poca nĂŁo existia a figura do diabo, e atribuĂa tanto o bem, quanto ao mal Ă Deus. SatanĂĄs tentou atrapalhar os planos de Deus infrindo diretamente na vida de MoisĂ©s. Havia uma brecha na relação de MoisĂ©s (famĂlia) com Deus, o qual era a circuncisĂŁo de seu filho. Isso foi concertado nesse momento. | ||||||||||||||
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A minha opiniĂŁo Ă© a seguinte: MoisĂ©s tinha saĂdo do Egipto onde era prĂĄtica comum a circuncisĂŁo. Logo, ele prĂłprio seria circuncisado. No entanto, ainda nĂŁo tinha circuncisado seu filho. Quando ele cai em desespero, por sua missĂŁo lhe parecer grandiosa demais e ao mesmo tempo aterrorizadora, sua esposa lhe diz, circuncisando seu filho: Eu sou sua esposa de sangue. Esta aliança Ă© um conforto para MoisĂ©s e ele se acalma. NĂŁo foi O Senhor que tentou matar MoisĂ©s, ele Ă© que se angustiou a ele prĂłprio. | ||||||||||||||
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ola! queria saber se a queda do diabo foi antes de genesis ou na ressurreiçao de Cristo? |
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Deixe o Seu ComentĂĄrio Sob essa Duvida..
domingo, 18 de setembro de 2011
José Luis Jesus Miranda é Jesuscristo homem!!!
EGOEXCENTRISMO
Objectivo: denunciar e condenar tudo aquilo que sendo usado por "ditos" cristĂŁos envergonham a Obra de sacrificio e misericĂłrdia realizada por Jesus Cristo, para a salvação plena e gratuita de todo aquele que nEle crĂȘ. Efesios 5.11 e Romanos 16.17

O porto-riquenho José Luis de Jesus Miranda alega ser Deus.
Diz ser o Todo-poderoso em forma humana, que veio salvar os seus predestinados deste mundo.
José Luis diz que é Deus mesmo.
JosĂ© Luis diz que teve uma infĂąncia pobre em Porto Rico e foi viciado em heroĂna, descobrindo ser a encarnação de Cristo quando foi visitado por anjos num sonho. "Os profetas falavam de mim.Demorou algum tempo para que aprendesse isso, mas eu sou o que eles estavam esperando, o que eles estavam esperando por 2.000 anos"
Na sua doutrina nĂŁo hĂĄ pecado ou diabo, pois os seus seguidores nĂŁo fazem nada errado aos olhos de deus, o que Ă© bem conveniente nos dias atuais. A sua igreja proclama-se o âGoverno de Deus na Terraâ e possui um sĂmbolo similar ao dos Estados Unidos.
Agora afirma-se o anticristo, manda os seguidores tatuarem o ânĂșmero da bestaâ (666) no corpo e queima crucifixos. Ao contrĂĄrio do que se possa pensar, Ă© cada vez mais popular.
O 666 tatuado Ă© associado ao mal, mas segundo deus, Ă© um mal-entendido.Deus disse que o anticristo Ă© a melhor pessoa na Terra.O anticristo significa que nĂŁo deve olhar para Jesus Cristo pois ele nĂŁo era cristĂŁo.
Todos seus seguidores assim como ele tatuaram o 666 na pele. Quando esteve em SĂŁo Paulo, no Brasil, JosĂ© Luis ou "Deus" declarou que nĂŁo conhecia a cidade, nĂŁo falou uma palavra em portuguĂȘs, e contava com uma de escolta de seguranças, um tanto estranho para quem Ă© omnisciente e omnipotente.
CONHEĂA JOSĂ LUIZ DE JESUS MIRANDA, MAS PODE CHAMAR O INFELIZ DE DEUS
Diz a cultura cristã que durante muitos anos ( principalmente quando estivermos perto do fim do mundo ) aparecerão milhares de falsos profetas, se dizendo a encarnação de Jesus Cristo ( a grande lenda ), que na cultura do mesmo é um tipo de encarnação de deus na Terra.
Assim, por um filtro maluco, sempre que alguĂ©m aparece se dizendo encarnação das duas figuras citadas acima, os cristĂŁos gritam em unĂssono que ele nĂŁo pode ser o filho de deus, porque nĂŁo estĂĄ escrito na BĂblia.
BĂblia esta que contĂ©m todos os ensinamentos futuros, atuais e passados de acordo com os mais fervorosos defensores.
Errados ou nĂŁo algumas pessoas resolveram que poderiam ganhar dinheiro em cima do cristianismo. Bispo Macedo
fundou sua Igreja Universal e ganha muito dinheiro utilizando-se da fĂ© alheia. Renascer em Cristo, nem precisa falar nĂ© ? Os dois foram presos e realmente reconhecidos como fraudadores do Tesouro dos EUA e brasileiro. E, poderĂamos ainda procurar mais e mais exemplos deste tipo de desonestidade na cultura cristĂŁ .
Quando eu li esta matĂ©ria hoje, enquanto fuçava em material sobre bandas de black metal fiquei maravilhado com a cara de pau do indivĂduo. Ao contĂĄrio do Inri Cristo que veste-se como a lenda histĂłrica de Jesus mesmo, andando por aĂ igual um maluco, este aĂ ostenta rolex encrustados em diamante e algumas BMWs.
Resumindo, ele Ă© um deus cool. Segundo ele o capeta nĂŁo existe mais, muito menos o pecado.
Os carinhas da seita tatuaram o 666 ( por sua citação na BĂblia tal nĂșmero Ă© tido como o NĂșmero da Besta, coisa que merece um post daqui a algum tempo ), pois seguem o Anticristo. NĂŁo na definição de Anticristo originĂĄrio de SatĂŁ ( o inimigo ), mas sim, porque ele, como encarnação do divino, nĂŁo poder seguir a si mesmo ( no caso ele estaria agindo com um cachorro, que segue o prĂłprio rabo hahahahahaha ).
Ao chegar ao fim da matĂ©ria fiquei, tanto quanto o autor me perguntando qual a diferença entre ele ( aproveitador ou louco ? ) e um pastor ( aproveitador ou louco ? ), que fica seguindo vozes e pessoas que em um surto de loucura resolvem que falam lĂnguas e/ou tiveram um contato mais "intimo" com deus ....
Este homem, tal qual os pastores da Renascer em Cristo e a Igreja Universal, são exemplos clåssicos de como se ganhar dinheiro com a boa fé alheia ....
Assim, por um filtro maluco, sempre que alguĂ©m aparece se dizendo encarnação das duas figuras citadas acima, os cristĂŁos gritam em unĂssono que ele nĂŁo pode ser o filho de deus, porque nĂŁo estĂĄ escrito na BĂblia.
BĂblia esta que contĂ©m todos os ensinamentos futuros, atuais e passados de acordo com os mais fervorosos defensores.
Errados ou nĂŁo algumas pessoas resolveram que poderiam ganhar dinheiro em cima do cristianismo. Bispo Macedo
Quando eu li esta matĂ©ria hoje, enquanto fuçava em material sobre bandas de black metal fiquei maravilhado com a cara de pau do indivĂduo. Ao contĂĄrio do Inri Cristo que veste-se como a lenda histĂłrica de Jesus mesmo, andando por aĂ igual um maluco, este aĂ ostenta rolex encrustados em diamante e algumas BMWs.
Resumindo, ele Ă© um deus cool. Segundo ele o capeta nĂŁo existe mais, muito menos o pecado.
Os carinhas da seita tatuaram o 666 ( por sua citação na BĂblia tal nĂșmero Ă© tido como o NĂșmero da Besta, coisa que merece um post daqui a algum tempo ), pois seguem o Anticristo. NĂŁo na definição de Anticristo originĂĄrio de SatĂŁ ( o inimigo ), mas sim, porque ele, como encarnação do divino, nĂŁo poder seguir a si mesmo ( no caso ele estaria agindo com um cachorro, que segue o prĂłprio rabo hahahahahaha ).
Ao chegar ao fim da matĂ©ria fiquei, tanto quanto o autor me perguntando qual a diferença entre ele ( aproveitador ou louco ? ) e um pastor ( aproveitador ou louco ? ), que fica seguindo vozes e pessoas que em um surto de loucura resolvem que falam lĂnguas e/ou tiveram um contato mais "intimo" com deus ....
Este homem, tal qual os pastores da Renascer em Cristo e a Igreja Universal, são exemplos clåssicos de como se ganhar dinheiro com a boa fé alheia ....
PAULO CĂSAR BARUK - MULTIFORME (2010)
Paulo César Baruk
Ouvir a faixa: "Filho de Deus"
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PAULO CĂSAR BARUK â MULTIFORME (2010)
Baixar CD: Paulo CĂ©sar Baruk â Multiforme (2010)
MUSICAS DO ĂLBUM:
MUSICAS DO ĂLBUM:
01. Jesus Me Ama â Abertura
02. Filho de Deus
03. GlĂłria
04. A Minha Força âAleluiaâ
05. O Meu Querer
06. Somente Deus
07. Reina
08. Deus EstĂĄ
09. Graça
10. Eu Corro Para Ti
11. O Nome de Jesus
12. Tua Presença
13. Flores Em Vida
14. Em Nome da Justiça
02. Filho de Deus
03. GlĂłria
04. A Minha Força âAleluiaâ
05. O Meu Querer
06. Somente Deus
07. Reina
08. Deus EstĂĄ
09. Graça
10. Eu Corro Para Ti
11. O Nome de Jesus
12. Tua Presença
13. Flores Em Vida
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